quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conceitos Básicos

grande maioria dos leitores mais antigos da DRAG
ÃO BRASIL já conhece o Sistema Daemon de longa
data, pois ele é o mais antigo sistema de RPG desenvolvido
por brasileiros que ainda está em pleno vapor no
mercado de jogos, com mais de 30 suplementos publicados e
algumas dezenas de adaptações de filmes, revistas e livros
publicadas em net-books e matérias na própria DB..
O Sistema Daemon foi publicado pela primeira vez em
1992, por Marcelo Del Debbio (com o pseudônimo de Erasmus)
em um fanzine da Escola Politécnica chamado Politreco, como
uma forma de introdução ao RPG.. Mais tarde, em 1995, o Sistema
entraria pela primeira vez no mercado profissional, na forma
do livro ARKANUN, publicado pela Trama Editorial (e hoje
um exemplar de colecionadores!).
O público aprovou o sistema e, no ano seguinte foi utilizado
por Marcelo Cassaro como regra para seu RPG de ficção
científica INVASÃO. Nesse ano, também seriam publicados o
GRIMÓRIO (um suplemento de Magias e Rituais) e TREVAS
(um dos mais famosos e conhecidos RPGs nacionais de todos
os tempos). Com o apoio dos RPGistas, a Trama lançou uma
série de revistas chamadas SÓ AVENTURAS, que traziam jogos
de RPGs básicos contendo uma aventura completa, Personagens
prontos e regras simples, com o objetivo de trazer novos
jogadores para nosso querido passatempo.
O tempo passou, e o Arkanun e seus suplementos foram
adquiridos pela Editora Daemon, que o rebatizou com o nome
de Sistema Daemon (até então, o sistema não tinha um nome
fixo e era conhecido como “o Sistema do Arkanun”, “o sistema
Só Aventuras”, “O Sistema do Trevas” e assim por diante.
A partir de então, praticamente um suplemento novo para
este RPG nacional foi colocado nas lojas a cada mês. Em menos
de três anos já temos Guias de Armas de Fogo, de Armas Medievais,
regras para Anjos, Demônios, Vampiros, Templários,
Inquisidores, Agentes do FBI, Membros da Equipe Ares, Raças
alienígenas, Raças de Fantasia Medieval, Magias, Poderes
Psiônicos, Cibernéticos e equipamentos de última geração... tudo
isto pode ser encontrado para o Sistema Daemon, sem contar as
dezenas de adaptações de mangá, quadrinhos e filmes em netbooks
que podem ser baixados da internet de graça.
Um Sistema Livre
Todos nós sabemos que o sonho de todo Mestre é um dia
poder ver seu Universode Jogo publicado em algum livro ou
net-book, para que todos possam apreciar sua criação, visitar seus
países e mundos imaginários e enfrentar seus Monstros e NPCs
mais perigosos. O único problema é que todos estes mundos
precisam falar a mesma língua, para que possam se entender!
O grande problema com isso é que as grandes editoras
nunca permitiram que seus sistemas fossem utilizados pelos
jogadores em publicações, por causa dos Direitos autorais.
A própria TSR, detentora dos direitos do Dungeons &
Dragons, chegou a processar judicialmente muitos Mestres que
utilizavam seu sistema em livros e net-books, acusando-os de
pirataria e aplicando pesadas multas sobre eles!
Isso acabava frustrando os Mestres que queriam mostrar
ao mundo seu material de jogo, que eram obrigados a inventar
seus próprios sistemas, muitas vezes sem conhecimentos matem
áticos suficientes para fazê-los funcionar direito, e os Jogadores,
que, quando encontravam algo interessante na internet, eram
obrigados a decifrar o sistema caseiro no qual estava escrito e
adaptá-los para suas regras favoritas antes de poder usá-lo.
Também recebemos sempre muitas propostas de novos escritores
interessados em publicar seuslivros e universos de jogos,
mas quase nunca esses projetos vão para frente por causa das incompatibilidades
de sistemas. E por outro lado, temos muitos Mestres
com universos inteiros escritos em casa, sem chance de publicá-los
porque não possuem nenhum sistema de regras próprio.
Como na DRAGÃO e na Daemon, o RPG sempre foi
considerado uma forma de diversão acima de tudo, nós decidimos
liberar o Sistema Básico para que os Mestres de todo o
Brasil possam utilizá-los em suas criações e adaptações.
Com isso, os jogadores passam a contar com dois sistemas
inteiros para desenvolverem suas campanhas: o 3D&T para
campanhas baseadas em anime e videogames e o Sistema
Daemon para Campanhas mais realistas e sérias.
Agora, as chances de você publicar e tornar conhecido seu
universo de RPG, seja na forma de fanzines, livros ou sites na
internet aumentaram muito...
Crie seu próprio Universo!
Utilizando as regras genéricas do Sistema Daemon, você
será capaz de desenvolver seu próprio mundo de RPG, seja ele
fantasia medieval, ficção futurística, adaptações de seriados, filmes
e quadrinhos, suplementos, complementos, guias de equipamentos
e manuais de monstros, criaturas, deuses e entidades.
Para o Mestre, uma grande vantagem, já que toda a parte
de regras já está pronta: resta a ele apenas a parte CRIATIVA do
processo de desenvolvimento do universo de jogo... bolar intrigas,
aventuras e situações, criar NPCs, magias e rituais, desenvolver
raças fantásticas, monstros e deuses, projetar vilas, cidades,
regiões, países e até mesmo mundos inteiros.
O Sistema Daemon também apresenta grandes vantagens
para o Jogador, que possui agora um sistema simples, prático e
barato para ensinar novos adeptos as maravilhas do RPG!

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