quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pontos Heróicos

ontos Heróicos funcionam como uma medida abstrata
de heroísmo; eles não são exatamente Pontos de Vida
extras, mas funcionam como tal. Eles são uma espécie de
.aura heróica. ou .sorte. que protege o corpo físico do aventureiro
de danos quando ele executa atos sobre-humanos (ou insanos)
como pular de um prédio para outro, tentar desviar de flechas ou
setas, enfrentar diversos capangas ou outros atos que um humano
normal não seria capaz de fazer (e sair inteiro).
Por que Pontos Heróicos?
O Sistema Daemon foi desenvolvido para ambientes REALISTAS.
Ou seja: vocês que estão acostumados a lidar com
esses universos, sabem que os humanos são seres frágeis e o
dano é extremamente mortal (como na vida real), o que é extremamente
prático para um RPG de horror ou investigação.
Porém, isso impedia os Mestres de jogarem Campanhas de
Ação e Aventura. Como fazer cavaleiros templários enfrentarem grupos
de mortos-vivos, se apenas uma ou duas espadadas dos mortos-
vivos fariam com que os cavaleiros se juntassem a eles?
Um sistema realista de dano não permite que Personagens
saltem do telhado de tavernas, simplesmente porque ele quebraria
todos os ossos do corpo fazendo isso...
Para resolver esse problema, criamos os Pontos Heróicos, que
são Pontos .extras. que o Jogador pode gastar quando realiza ações
que normalmente não seria capaz de fazer. Dessa forma, um cavaleiro
com 30 Pontos Heróicos poderia enfrentar sete ou oito inimigos de
uma vez só, sem correr o risco de ser transformado em purê. Cabe ao
Mestre dosar a quantidade de Pontos Heróicos em sua Campanha,
limitando o número máximo de PH por nível.
Como Funcionam?
Pontos Heróicos funcionam como Pontos de Vida a mais
que um Personagem possui, mas que só podem ser gastos quando
ele executa atos heróicos (durante uma briga com mais de um
oponente, quando cai de uma janela, quando é arrastado em
velocidade, atacado pelo sopro de um dragão, recebe flechadas ou
outros atos dignos de um aventureiro).
O uso de Pontos Heróicos não é considerado ação, nem
tampouco existem limites no número de vezes que podem ser
usados. Sempre que a situação de jogo permitir, o Jogador pode
declarar o uso de Pontos Heróicos de modo a evitar danos físicos ao
Personagem. Eles NÃO podem ser usados em condições de nãohero
ísmo (por exemplo, se o seu Personagem estiver dormindo e
alguém cortar a garganta dele). As situações que não permitem o uso
de Pontos Heróicos incluem envenenamento, ataque surpresa, quando
o Personagem está refém de alguém, completamente indefeso,
quando está dormindo, inconsciente, amarrado ou quando o Personagem
não tenta se defender.
Robert Lebeau é um guerreiro treinado no uso de martelo de
combate. Sua missão é proteger o padre Janus durante o Ritual de
Exorcismo de uma jovem camponesa. O Ritual exige máxima concentra
ção por parte de Janus.
O espírito que está possuindo a pobre camponesa abandona seu
corpo e decide atacar seus inimigos. Ele atira duas cadeiras, uma em cada
Aventureito. Janus estava indefeso e é atingido no peito. Lebeau tenta se
desviar, mas o golpe foi certeiro e o dano foi de 5 pontos. Ou teria sido se
Lebeau não tivesse Pontos Heróicos.
O Jogador de Lebeau declara nesse momento que seu Personagem usa
5 Pontos Heróicos. A cadeira apenas esbarra no ombro de Lebeau e é
arrebentada quando se choca com a parede. Foi por pouco...
Sempre é permitido usar menos Pontos Heróicos do que
um determinado dano, embora não pareça algo lógico. O que
não for .anulado. pelo uso dos Pontos Heróicos será contado
como dano normal.
Quando usar e quando não usar
Cabe ao Mestre aprovar o uso de Pontos Heróicos em uma
Campanha. Existem Mestres que gostam de Campanhas de Ação e
Mestres que gostam de Campanhas de Suspense. No caso de CLUBE
DE CAÇA, TEMPLÁRIOS ou TORMENTA, por serem
ambientes de aventura, aconselhamos o uso dos Pontos Heróicos
O uso de Pontos Heróicos diminui o fator .medo., pois
os Personagens tornam-se muito mais resistentes aos ataques e,
por conseqüência, mais valentes. Cabe ao Mestre e aos Jogadores
escolherem que tipo de Campanha preferem jogar.
Isso é uma característica da Campanha. Significa que, uma
vez que o Mestre decidir pelo uso (ou pelo não uso) de Pontos
Heróicos, assim devem ser criados e mantidos todos os Personagens,
heróis ou vilões.
Lembrem-se sempre que, se os Personagens possuem Pontos
Heróicos, os NPCs importantes TAMBÉM os possuirão. Pontos
Heróicos não tem nenhuma relação com o fato do Personagem
ser bom ou mau. Os vilões também realizam feitos extraordinários
nesse tipo de Campanha, tendo, portanto, os mesmos .direitos.
dos heróis no que toca a Pontos Heróicos.
A quantidade de Pontos Heróicos deve ser compatível com a
experiência do Personagem ou NPC em questão para evitar distorções.
Recuperando Pontos Heróicos
Um Personagem recupera 1 Ponto Heróico por dia. Essa
recuperação é independente da recuperação de Pontos de Vida
(também um ponto por dia).
Além disso, existem Rituais que conferem Pontos Heróicos
temporários aos Personagens (Magias de Força de Vontade
ou de Coragem, por exemplo).

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