quarta-feira, 18 de abril de 2012

Perícias

erícias são as habilidades do seu Personagem, dizem o
que ele sabe fazer e quais suas chances de fazer direito.
No momento em que o Personagem é criado, calculase
quantos pontos de Perícias ele terá para gastar. Esses pontos
de Perícias podem ser gastos com quaisquer Perícias deste capítulo,
mas sempre com a aprovação do Mestre.
Pontos de Perícia
Quando criamos um Personagem, ele possuirá uma certa
quantidade de pontos para distribuir entre as Perícias. Isso vai
depender do tipo de Campanha que estamos desenvolvendo, de
sua idade e sua Inteligência.
. Cada ponto de Inteligência significa 5 pontos de Perícia.
. Cada ano de idade natural significa 10 pontos de Perícia.
. Cada ano de idade não-natural significa 5 pontos de Perícia.
Nenhum Personagem pode possuir mais de 500 pontos de
Perícia por SÉCULO de vida, não importando sua idade ou INT (a
não ser que seja algum tipo de Campanha diferente).
Subgrupos
Algumas Perícias são marcadas com um sinal *. Essas Per
ícias são, na verdade, grandes grupos de Perícias menores, abrangendo
uma série de subgrupos.
Durante a criação do Personagem, o Jogador deve especificar
qual subgrupo seu Personagem conhece.
Não é proibido inventar um subgrupo que não tenha sido
citado na descrição da Perícia (aliás, até recomendamos que os
Jogadores façam isso), mas todas as Perícias criadas pelos Jogadores
devem ser aprovadas pelo Mestre.
Note a Perícia Idiomas: ao gastar pontos com ela, o Jogador
precisa escolher um idioma específico. Nada impede que ele
use mais pontos de Perícia para aprender outro idioma, mas cada
subgrupo deve ser tratado como uma Perícia separada.
Valor Inicial
Existem três tipos de Perícias. No primeiro tipo, um Atributo
básico serve como ponto de partida, pois tratam-se de
Perícias instintivas, ou seja, qualquer pessoa possui mínimos
conhecimentos nessa área. Em um segundo grupo não há base
de começo (ou seja, elas começam em 0%), pois tratam-se de
Perícias altamente técnicas. Há ainda um terceiro tipo que
começa com o valor de outra Perícia, pois tratam-se de habilidades
muito aparentadas.
Cada ponto gasto além do início aumenta a Perícia em 1%, até
o limite máximo de 50 pontos de Perícia mais o valor inicial (mais
tarde, com os pontos ganhos com Aprimoramentos ou aumento
de nível, esse limite pode ser ultrapassado).
Um Personagem não pode usar uma Perícia se tiver 0%, pois
isso significa que ele não tem conhecimento naquela área.
Se você tentar navegar na Internet, quais suas chances de conseguir
algum resultado se nunca lidou com um computador antes? Nenhuma.
Você conseguiria entender um texto em húngaro ou em russo?
Mas você pode tentar fazer um desenho simples, mesmo que não tenha
aprendido Artes Plásticas - Desenho.
Um Personagem com Destreza 12 já tem 12% em Armas de
Fogo e em todos os seus subgrupos. É uma porcentagem baixa, apenas
12% de chance de acertar um tiro, mas reflete uma pessoa que nunca
atirou na vida! O Jogador pode escolher aumentar o SUBGRUPO
Pistolas para 25%, com o acréscimo de 13 pontos de Perícia . mas
NÃO pode acrescentar pontos à Perícia Armas de Fogo para aumentar
todos os subgrupos dela!
IMPORTANTE: é obrigatório um gasto mínimo de 10
pontos em cada nova Perícia escolhida pelo Jogador (mesmo as
que possuem valor inicial). Isso representa o esforço em aprender
e desenvolver o básico dentro da Perícia, suficiente para utilizá-
la corretamente.
Você é MESMO bom?
O quadro seguinte mostra que valor um Personagem deve
possuir em uma Perícia para ser competente em cada atividade.
Podem parecer valores baixos à primeira vista, mas na maioria
das vezes você vai testar a Perícia contra o Dobro desse valor. Às
vezes, o valor de Teste pode ultrapassar 100% . mas qualquer
resultado acima de 95% será SEMPRE uma falha.
até 15% Curioso. Ouviu sobre isso em algum lugar.
15 a 20% Novato. Está começando a aprender.
21 a 30% Praticante. Usa esta Perícia diariamente.
31 a 50% Profissional. Trabalha e depende desta Perícia.
51 a 60% Especialista.
60%+ Um dos melhores na área.
Lista de Perícias
A lista de Perícias está apresentada no seguinte formato:
Grupo*
Subgrupos
Observação: o símbolo * só aparecerá em casos nos quais
a Perícia tiver subgrupos. Quando isso ocorrer, você deve escolher
apenas UM dos subgrupos correspondentes.
1 5
Animais*
Alguns subgrupos possíveis: Treinamento de animais (0),
Montaria (AGI), Doma (0), Veterinária (0).
Armadilhas (PER)
Armas Brancas* (DEX)
Alguns subgrupos possíveis: Facas, Adagas, Punhais, Espadas,
Machados, Chicotes, Manguais, Maças, Martelos, Arcos,
Bestas e Lanças. Existem armas brancas que não se encaixam
nesses subgrupos, como nunchakus, boleadeiras, redes, armas
orientais bizarras ou armas demoníacas. Neste caso, cada arma
será considerada um subgrupo próprio.
Armas de Fogo* (DEX)
Alguns subgrupos possíveis: Revólveres, Pistolas, Armas
Antigas, Submetralhadoras, Escopetas, Rifles de Caça
(Espingardas), Rifles Militares, Metralhadoras, Armas Pesadas,
Granadas e Armas Experimentais.
IMPORTANTE: esta Perícia exige que o Personagem tenha
determinados Aprimoramentos sem os quais fica impossibilitado
de ter estes conhecimentos.
Artes*
Alguns subgrupos possíveis: Arquitetura (0), Atuação (CAR),
Canto (CAR), Crítica de Arte (PER), Culinária (PER), Dança (AGI),
Desenho e Pintura (DEX), Escapismo (AGI), Escultura (DEX),
Fotografia (PER), Ilusionismo (DEX), Instrumentos Musicais (DEX),
Joalheria (DEX), Prestidigitação (DEX), Redação (INT).
Artífice* (DEX)
Avaliação de Objetos* (PER)
Alguns subgrupos possíveis: Antigüidades, Gemas, Metais
Valiosos (Ourives), Obras de Arte.
Camuflagem (PER)
Ciências* (INT)
Alguns subgrupos possíveis: Agricultura, Anatomia, Antropologia,
Arqueologia, Astronomia, Botânica, Direito ou Jurisprud
ência, Ecologia, Filosofia, Física, Genética, Geografia, Geologia,
Heráldica, Herbalismo, História, Literatura, Matemática,
Meteorologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Sociologia, Teologia
ou Religião, Ufologia, Zoologia.
Ciências Proibidas ouAlternativas* (0)
Alguns subgrupos possíveis: Alquimia, Anjos, Astrologia,
Búzios, Demônios, Oculto, Psionicismo, Rituais, Tarot, Teoria
da Magia, Vampiros, Viagem Astral
Condução* (AGI)
Alguns subgrupos de Condução: Automóvel, Ônibus,
Caminhão, Empilhadeira, Guindaste, Carruagem, Motocicleta.
Alguns subgrupos de Pilotagem: Carro de Corrida, Motocicleta
de Corrida, Helicóptero, Avião Comercial, Avião Militar, Ônibus
Espacial, Lancha, Iate, Veleiro, Navio Cargueiro, Ultraleve e Asa Delta.
Disfarce (INT)
Eletrônica (0)
Engenharia (0)*
Alguns subgrupos possíveis: Aeronáutica, Alimentos, Civil,
Computação, Demolições, Elétrica, Eletrônica, Materiais, Mec
ânica, Mecatrônica, Naval e Química.
Escutar (PER)
Esquiva (AGI)
Esportes*
Outros subgrupos possíveis: Acrobacia (AGI), Alpinismo
(AGI), Arremesso (DEX), Artes Marciais (AGI), Basquete
(DEX), Boxe (AGI), Caça (PER), Canoagem (CON), Corrida
(CON), Esqui (AGI), Futebol (AGI), Mergulho (CON), Páraquedismo
(AGI), Pesca (PER), Natação (AGI), Salto (AGI), Salto
Ornamental (AGI), Tênis (DEX) e Voleibol (DEX).
Etiqueta (CAR)*
Alguns subgrupos possíveis: Clero, Comercial, Diplomacia,
Mercado Negro, Nobreza, Submundo.
Explosivos (0)
Falsificação* (INT)
Alguns subgrupos possíveis: Documentos, Escultura,
Fotografia, Joalheria, Pinturas.
Furtar (DEX)
Furtividade (AGI)
Idiomas/ Línguas (0)*
Alguns subgrupos possíveis: Chinês, Inglês, Espanhol,
Hindu, Russo, Árabe, Japonês, Alemão, Francês, entre as mais
de 5.000 línguas e dialetos catalogados pelos lingüistas.
Braile (0), Código Morse (0), Criptografia (0), Linguagem de
Sinais (0), Leitura Labial (0)
Informática* (0)
Alguns subgrupos possíveis: Computação, Internet (0),
Hacker (0), Manutenção(0), Programação (0)
Jogos*
Alguns subgrupos possíveis: Cartas (PER), Tabuleiro
(INT), Videogames (DEX), RPG (INT).
Manipulação*
Alguns subgrupos possíveis: Empatia (CAR), Hipnose
(0), Impressionar (CAR), Interrogatório (INT), Intimida-
ção (WILL), Lábia (CAR), Liderança (CAR), Manha (CAR),
Sedução (CAR), Tortura (INT).
Manuseio de Fechaduras (0)
Mecânica (DEX)
Medicina*
Cirurgia (DEX), Primeiros Socorros (INT)
Especialidades (INT): cada especialidade médica entra como
um subgrupo. Algumas delas são: Oftalmologia, Dermatologia,
Psiquiatria, Cardiologia, Neurologia, Urologia, Ortopedia,
Oncologia, Gastrologia, Otorrinolaringologia, Veterinária, entre
tantas outras.
Mineração* (0)
Alguns subgrupos possíveis: Cristais, Gemas, Metais.
Negociação*
Alguns subgrupos possíveis: Barganha (CAR), Burocracia
(INT), Contabilidade (INT), Marketing (INT).
Pesquisa ou Investigação (PER)
Procura (PER)
Rastreio (PER)
Alguns subgrupos possíveis: Deserto, Floresta, Gelo,
Montanha, Planície e Selva.
Sobrevivência (PER)*
Alguns subgrupos possíveis: Deserto, Floresta, Gelo,
Montanha, Planície e Selva.

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